marca Bahia Marina
Português  English


Saiba sobre a importância de certificar sua embarcação

By | Mundo Náutico | No Comments

Há boias, coletes salva-vidas e todo o material de salvatagem a bordo. Com as cartas náuticas da região onde irá navegar, você sai para o mar aberto e pensa que está seguro. É aí que mora o perigo. Será que a fiação da parte elétrica encontra-se bem fixada? Não há óleo derramado no entorno do motor? Essas e outras questões não passam pela cabeça de quem só quer curtir as delícias do mar. Mas deveriam. Segundo a Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, 44% dos incêndios em barcos registrados no país, nos últimos três anos, ocorreram em embarcações de esporte e recreio. Acidentes que poderiam ser evitados se os donos fizessem uma inspeção anual. Em alguns casos, inclusive, essa inspeção é obrigatória e gera um documento chamado certificação, reconhecido pela autoridade marítima, como explica Ed Nascimento, diretor técnico da AWS Service, que atua no desenvolvimento de projetos navais, vistorias e inspeções técnicas.

1- Qual é a importância da certificação?
Ela indica se uma embarcação é segura. É uma garantia de que requisitos técnicos e normativos determinados pela autoridade marítima estão sendo cumpridos. E, conforme uma Portaria de 2012, cabe a uma empresa certificadora realizar vistorias e emitir certificados em nome dessa autoridade.

2- Como é feito o trabalho de certificação?
Na primeira etapa, que dura cerca de 10 dias, é feita a análise e aprovação do projeto em papel da embarcação, gerando uma licença. A segunda é a vistoria. O projeto é confrontado com aspectos físicos da embarcação, gerando um laudo. Ela é feita em dois dias, com o barco em seco e flutuando. Se for detectado um erro, o contratante é informado para efetuar os ajustes. Caso tudo esteja em conformidade, porém, é gerada a certificação.

3- Que aspectos são verificados?
Vistorias e certificações são ações preventivas para a salvaguarda da vida humana no mar, a segurança da navegação e a não poluição. São observados aspectos como estrutura do casco, condições de flutuabilidade, estanqueidade, conformidade dos equipamentos de segurança, combate a incêndios e salvatagem, entre outros requisitos técnicos.

4- Toda embarcação deve ser certificada?
Não, só barcos de esporte e recreio acima de 24 m, barcos de transporte de passageiros, como saveiros e escunas, iates e aqueles cuja arqueação bruta (somatório do volume útil da embarcação) seja igual a 20. Quem tem barco que se enquadra num desses quesitos deve providenciar a certificação, a ser renovada anualmente. Do contrário, o barco poderá ser apreendido pela autoridade. Quem possui um barco que não se enquadra, mas quer navegar com mais segurança, pode pedir uma consultoria.

5- A certificação ainda é desconhecida?
Sim. Houve avanços, mas muita gente não sabe se deve certificar o barco. Analisando o mercado fluminense, nossa base de atuação, a AWS atestou de 60 a 70 embarcações de esporte e recreio, entre laudos e certificações. Acreditamos que, somando o trabalho de outras empresas, existam de 2 mil a 2,5 mil barcos certificados no estado. É pouco, já que o volume de embarcações só aumenta e o custo do serviço (entre 0,5 e 1% do valor do barco) é baixo para algo que não tem preço: a segurança.

5p-ed-nascimento

 

Fonte: http://www.nautica.com.br/

amyrlivro

“Não há tempo a perder” é o novo livro de Amyr Klink

By | Mundo Náutico | No Comments

“Não há tempo a perder” é o novo livro de Amyr Klink

Por

Redação

 

O que se passa na mente de um navegador que já viajou por mais de 250 mil milhas, em mares revoltos e desafiadores do mundo, enfrentando o medo, a escassez, superando desafios e sempre seguindo adiante? O que ele poderia nos dizer?  O livro “Não há tempo a perder” destrincha a pessoa de Amyr Klink – empresário, escritor, inventor, planejador – num relato autobiográfico de um dos homens mais inspiradores do nosso tempo.

O livro está nas livrarias e vai ser lançado no dia 10 de dezembro, às 17h30, com palestra do autor e exposição de fotos no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. A mostra de fotos inéditas de grandes viagens, além das imagens pessoais incluídas no livro, vai ser lançada depois da palestra, quando Amyr Klink dará os autógrafos.

Em “Não há tempo a perder”, o maior navegador do Atlântico Sul evoca sua experiência de vida, lembrando de momentos difíceis que precisou enfrentar ou driblar, para realizar seus planos. Passando pela sua infância em Paraty, percorrendo a adolescência e revelando as vitórias e erros que já cometeu, Amyr garante que a pressão pode ser um estímulo para sobrevivermos.

Amyr fala sobre a importância da resiliência, uma qualidade pouco valorizada entre nós, a necessidade de ter um planejamento, trabalhar duro e, acima de tudo, agir, ter atitude contra a burocracia, a inércia, a falta de recursos, a dúvida, o cansaço ou mesmo o desconhecimento técnico. Tudo isso com a proficiência de alguém que palestra há mais de 30 anos no meio empresarial.

“Não existem planos perfeitos nem viagem perfeita. Mas há um momento em que você precisa partir. Sou obstinado, meticuloso e posso adiar a partida muitas vezes se ainda não considerar o projeto suficientemente seguro. Isso já aconteceu muitas vezes. Mas há quem permaneça viajando no sonho. E nunca parte para colocá-lo em prática. É muito triste, dar-se conta dos sonhos que encalharam, dos barcos que nunca saíram do quintal. Os planos reduzem os riscos, mas não podem assegurar que tudo vai dar certo na viagem”.

Esta é uma obra sobre a escassez, o medo e a nossa misteriosa capacidade de realizar nossos sonhos, fazendo o máximo com o mínimo.

A abertura da exposição será no sábado, dia 10 de dezembro, com a palestra do autor, que depois vai autografar seu novo “Não há tempo a perder”.

 

625728_nao-ha-tempo-a-perder-744355_z1_636143728879102000

 

 

Fonte: http://www.nautica.com.br/

marinha-do-brasil-operac3a7c3a3o-verc3a3o-cppr

Marinha do Brasil inicia a Operação Verão

By | Mundo Náutico | No Comments

A partir do dia 15 de dezembro, a Marinha do Brasil inicia a Operação Verão 2016/2017. A ação é realizada todos os anos por meio dos Distritos Navais, Capitanias dos Portos, Delegacias e Agências nas áreas de maior concentração de embarcações de esporte e recreio do País, neste período em que aumenta a intensidade do tráfego desses tipos de embarcações.

 

Dados da Superintendência de Segurança do Tráfego Aquaviário da Diretoria de Portos e Costas (DPC) mostram que somente no verão de 2015/2016 ocorreram mais de 40% do total dos acidentes registrados até novembro deste ano. As lanchas e motos aquáticas se destacam nas estatísticas. Nos últimos três verões elas representaram mais de 70% dos casos registrados com embarcações de esporte e recreio.

 

De acordo com informações da DPC, a principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio é a falha humana. Por isso, este ano a Campanha traz como tema a valorização da segurança da família e dos banhistas durante as atividades de lazer com peças que frisam a importância de se adotar atitudes conscientes para prevenir acidentes e preservar a vida não apenas dos responsáveis pela embarcação, mas de todos os que estão a sua volta.

 

Com o conceito “Se liga, você é o capitão”, a mensagem chega ao público com uma linguagem descontraída, refletida nas ilustrações de famílias em paisagens do litoral brasileiro. A Campanha promove a divulgação das principais regras de navegação e a importância do seu cumprimento para quem deseja aproveitar a época mais quente do ano de modo seguro.

 

Naufrágio, abalroamento, queda de pessoas na água, incêndio e colisão são os casos que mais se destacam nas estatísticas. De dezembro de 2015 a março de 2016, as embarcações que mais se envolveram com esses acidentes durante o lazer foram lanchas (58%), motos aquáticas (15%) e botes (14%).

 

Ao longo de toda a Operação Verão 2016/2017, Organizações Militares da Marinha do Brasil se mobilizam para verificar o cumprimento das regras de segurança da navegação. Para isso, Agentes da Autoridade Marítima Brasileira intensificarão as ações de fiscalização, envolvendo os seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

 

A Operação Verão 2016/2017 incluirá também ações de presença de agentes da Autoridade Marítima Brasileira em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, para realização de palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação.
Todo o material da Campanha da Operação Verão 2016/2017 está disponível aqui.

Confira as 15 recomendações para a Segurança da navegação:

1) Esteja atento e vigilante durante a navegação.

Você é o responsável por tudo que acontece a bordo. O timão está em suas mãos!

2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas.

Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.

3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios.

Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.

4) Conduza sua embarcação com velocidade segura.

Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.

5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação.

Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes. Cuidem-se!

6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação.

Quando existe respeito, a diversão não tem limites.

7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar.

Não navegue no “escuro”.

8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças.

Com precaução, não existe mau tempo.

9) Previna incêndios em sua embarcação.

Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.

10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação.

A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.

11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação.

Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme.

12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar.

Guarde sempre um terço para eventualidades.

13) Quando ancorado, não movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água.

A diversão e a segurança precisam navegar juntas!

14)Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo.

Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas.

15)Não polua mares, rios e lagoas.

O meio ambiente e a sua família agradecem.

A Marinha do Brasil convida a população a participar da Operação Verão. A conscientização é tão importante quanto a fiscalização. Procure a Capitania dos Portos, Delegacia ou Agência mais próxima de sua região por meio dos sites www.mar.mil.br ou www.dpc.mar.mil.br e denuncie alguma situação que represente risco para a segurança da navegação, para a salvaguarda da vida humana no mar e para a prevenção da poluição hídrica.

Fonte: http://almanautica.com.br

capa10-620x350

Família Schurmann retorna ao Brasil após volta ao mundo

By | Mundo Náutico | No Comments

Mais de 2 mil pessoas recepcionaram a Família Schurmann no último sábado, 10; O Veleiro Kat chegou à Marina Itajaí às 15h 25min e marcou o fim da Expedição Oriente, volta ao mundo de 812 dias

 

No último sábado, 10, a Marina Itajaí, em Santa Catarina, foi palco para a recepção da Família Schurmann que retornou da volta ao mundo de 812 dias – a Expedição Oriente. No local, foi montada uma estrutura para receber os tripulantes e contou com a participação de 2,3 mil pessoas, segundo a organização do evento. A chegada do veleiro Kat aconteceu às 15h 25min e foi aplaudida e comemorada por familiares, amigos, imprensa, fãs do esporte e da náutica em evento aberto ao público.

 

“Foi em Itajaí que nasceu nosso Veleiro Kat e estamos muito felizes em poder retornar. Foram 2 anos e 2 meses em alto mar. Visitamos lugares belíssimos,” disse o capitão Vilfredo Schurmann logo após a sua chegada na Marina Itajaí.

 

“Itajaí passou a ser nossa casa. Nosso veleiro Aysso já está ancorado aqui e durante o período em que o Kat ficar em Santa Catarina, também ficará na Marina Itajaí,” explica David Schurmann, diretor e produtor cinematográfico, responsável pelo planejamento e desenvolvimento da Expedição Oriente.

 

Para David Schurmann, a Marina Itajaí também oferece segurança e comodidade aos navegadores. “A Marina Itajaí é exemplo de estrutura com padrão internacional. Os trapiches são perfeitos e seguros, é um local protegido para deixar seu barco. Além disso, está no centro da cidade, o que para os navegadores em geral é algo muito positivo. Foram poucas as estruturas que vimos pelo mundo em que se tem algo parecido de tão fácil acesso para chegar e usufruir das atrações da cidade e seu entorno,” reforça.

 

Para o diretor operacional da Marina Itajaí, Carlos Oliveira “é uma grande honra receber a Família Schurmann e seu Veleiro Kat. Também é uma grande satisfação para a Marina Itajaí sediar grandes eventos náuticos como este e contribuir para o fortalecimento do polo náutico na cidade. Além da localização estratégica privilegiada, a escolha pela Marina Itajaí também justifica a nossa atenção à qualidade da estrutura e serviços prestados”, conclui.

 

Polo náutico do Brasil

A Marina Itajaí consolida o município como Polo Náutico brasileiro, segundo a Secretária de Turismo da cidade catarinense, Valdete Campos. “A Volvo Ocean Race despertou o potencial náutico de lazer em Itajaí. A chegada da Marina Itajaí fortalece essa característica da cidade e consolida o trabalho do município de fortalecer o turismo náutico. Além disso, as pessoas podem visitar a Marina Itajaí, pois ela é aberta ao público. É um lugar que possui um visual incrível, perfeito para lazer e contemplação da paisagem.”

 

Aventura pelo mar

“Um capitão não faz nada sem uma boa tripulação e se não houver o espírito de equipe. Enfrentamos muita dificuldade, ventos de até 100 km/h e ainda assim todos permaneceram muito firmes,” comentou o capitão Vilfredo Schurmann ao lado da esposa Heloísa Schurmann.

 

Momentos emocionantes marcaram a Expedição Oriente, como assistir de perto ao espetáculo das baleias na Ilha Moorea, na Polinésia Francesa, as paisagens encantadoras da Antártida e a chegada ao porto da China. A tripulação também se impressionou com a grande quantidade de lixo encontrada em alto mar, especialmente na Ásia e alertaram sobre a necessidade de medidas de proteção ambiental.

 

“Procuramos fazer a nossa parte. Dentro do Kat temos uma compactadora de lixo. O que nos permitiu produzir em 18 dias, sendo que estávamos em oito pessoas, um saco de lixo seco. Se cada um fizer um pouco poderemos ter mais esperança ao meio ambiente”, disse um dos tripulantes, Wilhelm Schurmann.

 

Família inspira outros velejadores

Mídia Silvestrini e Jorge Alberto Silvestrini vieram de Lages, SC, para participar do evento da chegada da Família Schurmann na Marina Itajaí. Após acompanharem a trajetória através da televisão e internet, o casal foi convidado para recepcionar a tripulação com o barco de apoio.

 

“Mesmo morando em Lages não poderia perder esse momento. Amo a Família Schurmann e tudo o que eles representam. Acompanhamos o processo de construção do Veleiro Kat e, depois disso, acabei me tornando uma das figurantes do filme “O pequeno Segredo”. Os conheci pessoalmente durante um evento náutico realizado aqui em Itajaí. Tinha que estar aqui para recepcioná-los. A emoção e a expectativa para esse encontro é muito grande”, relata  Mídia Silvestrini.

 

Jorge Alberto Silvestrini além de engenheiro é velejador há 45 anos. “Sofri um naufrágio em 2014. Fiquei 36 horas a deriva. Foi uma experiência intensa e mesmo assim não desisti de navegar. A Família Schurmann serve de inspiração para todos nós pela sua determinação e espírito aventureiro. Através do exemplo deles e da assessoria que estão me dando estou me preparando para daqui há 6 ou 9 anos, viver a bordo de um veleiro”, conta Jorge Alberto.

 

Mais informações: http://www.expedicaooriente.com.br/

*Foto: Alexandre Zelinski

Fonte: http://www.revistamariner.com.br/familia-schurmann-retorna-ao-brasil-apos-volta-ao-mundo/

marina-site

Bahia Marina lança novo site e redesenha marca

By | Bahia Marina | No Comments

 

Como uma revista pronta para ser folheada, o novo site da Bahia Marina apresenta leiaute totalmente reformulado. Mais prático e moderno, para facilitar o acesso de clientes e visitantes às informações sobre serviços, infraestrutura, lazer e todas as novidades do mundo náutico.

 

A página mostra belas fotos da Marina como um cartão postal da cidade de Salvador, todas retratadas pelo fotógrafo Tarso Figueira. Neste mesmo ritmo de mudanças, a empresa apostou na alteração do desenho da sua marca, com estilização do traço da gaivota, paletas e fontes mais leves e atuais.

 

Ao acessar o site, logo na home, o visitante pode desfrutar de imagens da Marina, como o pôr do sol, embarcações nos píeres, áreas verdes e restaurantes localizados estrategicamente com vista para o mar.

 

Nos demais menus de navegação, informações sobre capacidade de vagas, segurança, estacionamento, empresas com sede na Marina, notícias e dados de interesse de visitantes e clientes.

 

A partir de agora, além das notícias sobre a Bahia Marina e seu Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social, a nova página agrega conteúdos relativos ao mundo náutico, uma forma de difundir informação sobre o setor. E ainda no primeiro semestre de 2017, o portal ganha mais um idioma, com todo o conteúdo traduzido para o inglês, podendo ser acessado com um clique na bandeira indicativa.

 

Para a gerente comercial da Bahia Marina, Silvia Ferreira, o novo site foi projetado para ser compatível com diferentes browsers e plataformas, incluindo dispositivos móveis, sem perder a qualidade da navegação.

 

Nova marca

 

Criada e redesenhada pela agência Engenhonovo, a marca da Bahia Marina ganhou mais leveza. De acordo com os criativos responsáveis, a família tipográfica escolhida foi a Gotham, que traz em seu DNA traços simples e objetivos, extremamente geometrizados e com grande variedade de estilos. A paleta cromática não poderia fugir do azul do céu e do mar, que já é cativo na marca da Bahia Marina, criando uma unidade de comunicação para todas as marcas do grupo e melhor percepção dos seus mais diversos públicos.

 

E por fim, foi feita a estilização do traço da gaivota existente na marca. De forma muito sucinta, foi redesenhada a personagem, com equilíbrio na altura e na distância das asas, deixando-as mais simétricas e foi abandonado o contorno fino preto que, muitas vezes, apresentava dificuldade de reprodução técnica.

 

A nova marca leva assinatura do diretor de criação, Marcio Sant’Ana, diretor de arte, Hugo Espínola e atendimento, João Almeida.

 

marina-site

Bahia Marina Launchs New Website and Recreates New Company Logo

By | Inglês | No Comments

As a magazine ready to be flicked through, the new Bahia Marina website presents a new designed layout. More practical and modern so clients and visitors can easily access the information and services, infrastructure, leisure and all news about the nautical world.

The page shows beautiful pictures of Bahia Marina as a Salvador postcard, all pictured by photographer Tarso Figueira. The company also believed in the change of its logo, with stylised traces of the seagull, palettes along with current and lighter fonts.

Accessing the website, right on the homepage, visitors can enjoy images of Marina, such as the sunset, boats at the piers, green areas and restaurants strategically located with a beautiful view of the sea.

On other navigation menu, information on the capacity of spots, safety, parking lot, companies inside Bahia Marina, news and general info for visitors and clients.

From now on, besides news about Bahia Marina and its environmental education and social communication program, the new page brings contents related to the nautical world, a new way of share information about this field. Still in the first semester of 2017, the website gets one more language, with all its contents tranlated into English, being able to be accessed by clicking on the English indicative section.

Accordig to Bahia Marina Commercial Manager Silvia Ferreira, the new website was projected to be compatible with different browsers and platforms, including mobile devices without losing navigation quality.

New logo

Created and redesigned by Engenhonovo Agency, Bahia Marina logo got more lightness. According to the creative staff, the typographic family chosen was Gotham, bringing simple and objective traces in its DNA, extremely geometrized and with a great variety of styles. The colour palette could not be different from the sky blue and sea blue as a traditional Bahia Marina signature, creating a unit of communication for all brands of the group and a better perception from its variety of audience.

Finally, the stylization of the new seagull trace was made. In a very brief way, the character was recreated, balancing the height and the wings, letting them more symmetric, leaving behind the black thin border that, sometimes showed some difficulty of technical reproduction.

The new company logo takes the signature of the Creative Director, Marcio Sant´Ana, Art Director Hugo Espínola and attendance support, João Almeida.

 

marina-site

By | Mundo Náutico | No Comments

Aleixo Belov deixa Salvador e parte para viagem ao Alasca

Jade Giallorenzo

Navegador partiu no veleiro Escola Fraternidade - Foto: Raul Spinassé | Ag. A TARDENavegador partiu no veleiro Escola FraternidadeRaul Spinassé | Ag. A TARDE

Aos olhos de dezenas de familiares, amigos e admiradores, na manhã deste sábado, 3, o navegador Aleixo Belov, 73 anos, zarpou seu veleiro “Escola Fraternidade” do 2º Distrito Naval, na capital baiana, rumo à mais uma  aventura.

Desta vez o destino é o Alasca, gélido estado norte-americano onde o experiente navegador pretende chegar durante o verão do hemisfério norte do próximo ano – entre os meses de junho e agosto.

“Cada viagem é diferente e o mar é um reino de incertezas. Ontem (sexta) à tarde eu já tinha preparado praticamente todo o barco, então fiquei tranquilo”, conta o navegador Belov.

Expectativa

Até o Natal, onde haverá a primeira e única parada no Brasil, o comandante do veleiro Fraternidade segue viagem com mais sete tripulantes. “As expectativas são as melhores, mas vou sentir falta da família e dos amigos”, afirma a oceonógrafa Anita Oliveira, 25.

Quando questionado sobre as próximas aventuras, Belov, que leva dez cadernos para registrar a longa viagem, responde: “Quem sabe? Nem sei se vou conseguir fazer essa! Estou com 73 anos, mas cheio de energia e sonhos. Vou tentar continuar navegando”.

Aleixo Belov, 73 anos, fará expedição para o Alasca (Foto: Raul Spinassé | Ag. A TARDE)

Fonte: http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1821274-aleixo-belov-deixa-salvador-e-parte-para-viagem-ao-alasca

Região Nordeste sediará, pela primeira vez, a Copa da Juventude de Vela

By | Mundo Náutico | No Comments

Num marco inédito, Confederação Brasileira de Vela anuncia Pernambuco como sede da competição, principal evento seletivo para o Mundial das classes de base

Os bons ventos do Nordeste vão impulsionar a Vela Jovem do Brasil em 2017. Pela primeira vez, a Copa da Juventude será disputada na região. A competição, que está em sua 24ª edição e faz parte do processo nacional de seleção para o Mundial da Juventude 2017, terá como sede o Cabanga Iate Clube de Pernambuco, no Recife. O campeonato tem data prevista para o período de 08 a 14 de abril do próximo ano.

“Para a Confederação Brasileira de Vela, é uma grande satisfação anunciar a Copa da Juventude em Pernambuco. Uma das nossas missões é fortalecer a modalidade no Brasil. Para isso, incluir a Região Nordeste é de suma importância. Tenho certeza de que os ventos e a beleza de Pernambuco vão ser o cenário perfeito para o campeonato”, afirmou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

A Copa da Juventude é a principal competição dedicada exclusivamente para a Vela Jovem no Brasil. Faz parte do Programa de Desenvolvimento Individual (PDI) da Confederação Brasileira de Vela, voltado para jovens velejadores com o intuito de oferecer oportunidade para atletas trilharem o caminho das campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, que, antes de conquistarem a medalha de ouro na classe 49er FX nos Jogos Rio 2016, foram ouro no Mundial da Juventude de 2009, na classe 420.

A Copa da Juventude 2017 terá a Federação Pernambucana de Vela e o Cabanga Iate Clube de Pernambuco como parceiros na organização. O campeonato será realizado na subsede de Maria Farinha.

A competição será o evento mais importante no processo seletivo para o Mundial da Juventude 2017, marcado para a cidade de Akko, em Israel, de 08 a 15 de julho de 2017. Os jovens atletas vão competir diante de técnicos da Equipe Brasileira de Vela, que estarão presentes no campeonato.

capa26-620x350

*Foto: Fred Hoffmann/CBVela

Fonte: http://www.revistamariner.com.br/regiao-nordeste-sediara-pela-primeira-vez-a-copa-da-juventude-de-vela/

Brasil é bronze na Star Sailors League Finals nas Bahamas

By | Mundo Náutico | No Comments

Campeão na primeira edição em 2013 com Bruno Prada, neste ano Robert Scheidt retorna ao pódio em Nassau ao lado de Henry Boening, o Maguila

Scheidt e Maguila venceram a regata das quartas de final, chegaram em segundo na semi e conquistaram o bronze na prova decisiva, garantindo assim, o pódio na Star Sailors League Finals (SSL) nas Bahamas. Mendelblat e Fatih (EUA) sagraram-se bicampeões (2014 e 2016), enquanto os franceses Rohart e Ponsot ficaram com a medalha de prata. As regatas deste sábado (3) foram disputadas com vento nordeste entre 12 e 14 nós na Baía de Montagu.

A eliminação de três tripulações a cada regata garantiu a emoção nas quartas de final e semifinal disputadas respectivamente por oito e seis barcos. A final reuniu quatro duplas: os vencedores da primeira fase, Negri e Lambertenghi (ITA), juntaram-se aos três primeiros da semifinal, os timoneiros Scheidt, Rohart e Mendelblat. Os italianos dominaram a fase de classificação e mais uma vez acabaram em quarto lugar, a exemplo de 2013 em Nassau e do SSL City Grand Slam de Hamburgo (ALE) deste ano.

Scheidt e Maguila chegaram a liderar a primeira das quatro pernas da regata final, mas acabaram ultrapassados por Mendelblat e Rohart. “Tivemos a chance de vencer, mas em uma regata decisiva é preciso escolher um dos lados da raia, não adianta ficar no meio. Tomamos a decisão que achamos correta. Foi um ótimo resultado. Eu não velejava de Star há muito tempo e logo no meu primeiro campeonato com o Maguila chegamos ao pódio”, analisou Scheidt, maior medalhista olímpico do País.

O bicampeão em Nassau, Mark Mendelblatt, comemorou o título de 2016 e não poupou elogios ao parceiro. “A batalha foi muito dura, a exemplo de nossa vitória há dois anos. Eu disse ao Brian: ‘vamos manter os pés no chão e continuar tentando, pensando em uma regata por vez’. Ele (Brian Fatih) fez um ótimo trabalho na proa do barco, principalmente na semifinal e final”,

A SSL Finals 2016 distribuiu premiação geral de 200 mil dólares, sendo 40 mil para os campeões, 30 mil para os segundos colocados, 25 mil para os terceiros e assim sucessivamente. Neste ano, a competição reuniu 25 duplas, incluindo 16 medalhistas olímpicos, campeões mundiais, além de vencedores de America’s Cup e Regata Volta ao Mundo. Os campeões somaram quatro mil pontos no ranking da SSL.

Mais informações: finals.starsailors.com

Classificação da SSL Finals 2016

  1. Mendelblat/Fatih (USA)
    2. Rohart/Ponsot (FRA)
    3. Scheidt/Maguila (BRA)
    4. Negri/Lambertenghi (ITA)
    5. Polgar/Koy (ALE)
    6. Szabo (EUA)/Natucci (ITA)
    7. Kuznierewicz/Zycki (POL)
    8. Christensen/Milrie (DEN)
    9. Stipanovic/Sitic (CRO)
    10. Fantela/Arapovic (CRO)

*Foto: Troels Lykke/SSL

 

 

301096_664809_ssl_troels_1-620x350

 

Fonte: http://www.revistamariner.com.br/brasil-e-bronze-na-star-sailors-league-finals-nas-bahamas/

 

 

desafio_baixa-1024x677

Competição de barcos movidos a energia solar começa segunda-feira em Búzios

By | Mundo Náutico | No Comments

 

 

Jovens estudantes de quatro estados brasileiros se reunirão em Búzios, entre os dias 05 e 11 de dezembro, para participar de uma competição de barcos movidos a energia solar. É a 9ª edição do Desafio Solar Brasil, campeonato promovido anualmente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES (Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social), em parceria com a Enel, a Prefeitura de Búzios e a Secretaria Estadual de Esporte. Ao todo, 19 equipes participarão das provas, que são divididas em sete etapas, com percursos de até 12 quilômetros.

 

O Desafio Solar Brasil é um evento que une esporte, inovação e educação. O objetivo é estimular o desenvolvimento de novas tecnologias em fontes de energia limpa e renovável para aplicação em projetos de mobilidade. Além disso, o Desafio Solar permite que os alunos coloquem em prática todo o conhecimento adquirido nas salas de aula.

 

“A competição testa, de maneira integrada, o conhecimento dos estudantes em física, matemática e química. Também possibilita que os alunos desenvolvam noções de administração, comunicação, liderança e empreendedorismo”, explica Weules Correia, Coordenador do Cidade Inteligente Búzios, projeto da Enel que transformou Búzios em laboratório de pesquisa e desenvolvimento de redes inteligentes de distribuição de energia.

 

Na edição deste ano é esperada a participação de 250 jovens do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amazonas e Pará. Dentre as equipes, quatro participarão pela primeira vez. São elas: equipe da Escola Naval, composta por aspirantes e militares do curso de formação de oficiais da Marinha; a equipe Solamazon, da Universidade Federal do Pará; equipe Smart CEFET; e equipe Bismark, do Instituto Federal Fluminense (IFF). E pelo terceiro ano consecutivo, o campeonato terá a presença de alunos do Ensino Médio de duas escolas públicas de Búzios: Darcy Ribeiro e Paulo Freire.

 

Provas

 

O circuito de provas do Desafio Solar 2016 começa no dia 07 de dezembro e tem sete etapas, com percursos de até 12 quilômetros. As equipes concorrem nas categorias catamarã e livre. A vencedora será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida para completar as provas no menor tempo.

 

Uma comissão técnica formada por professores da UFRJ e principais patrocinadores selecionará ainda o melhor projeto de embarcação, sob o ponto de vista técnico, e o melhor vídeo entre as equipes participantes. Os vencedores serão homenageados com o Prêmio Fernando Amorim de inovação e receberão uma embarcação nova como prêmio.

 

Congresso

 

Em paralelo à competição, este ano será realizado o 1º Congresso do Desafio Solar Brasil. O evento ocorrerá no dia 9 de dezembro e discutirá os temas Veículos Elétricos, Fontes Alternativas de Energia e Educação em Ciências e Tecnologia. Também durante o congresso, haverá um minicurso de laminação gratuito aberto ao público, onde uma embarcação será laminada pelos alunos. Além disso, teremos a apresentação de um barco autônomo movido a energia solar que acompanhará os barcos da competição em uma das provas do evento.

 

Serviço:

 

DESAFIO SOLAR BRASIL 2016

Data: de 05 a 11 de dezembro

Local: Orla Bardot – Armação de Búzios – RJ

Chegada das equipes: 05/12 – ao longo do dia

Horário: Abertura oficial – (06/12) às 17h – Praça Santos Dumont

Início da primeira prova: 07/12 às 9h – Píer da Orla Bardot

www.desafiosolar.org

 

Fonte: http://www.boatshopping.com.br/blog/2016/12/02/competicao-de-barcos-movidos-energia-solar-comeca-segunda-feira-em-buzios/