marca Bahia Marina
Português  English


5cbdce4c625bc_Sem título

Regata Aratu-Maragogipe completa 50 anos em 2019

By | Mundo Náutico | No Comments

Belas paisagens, grandes disputas e muita emoção nas águas da Baía de Todos-os-Santos. Esses são alguns dos ingredientes da Regata Aratu-Maragogipe, que neste ano de 2019 chega a sua 50ª edição. O evento acontecerá no dia 24 de agosto e a expectativa da organização é a de que mais de 200 barcos se inscrevam para o campeonato. Além dos baianos, devem participar velejadores de outros estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco, além de países como Argentina e Uruguai.

 

De acordo com o comodoro do Aratu Iate Clube, Emerson Meirelles, os participantes saem da região de Ilha de Maré, próximo ao Porto de Aratu, por volta das 10h30, com os primeiros velejadores chegando até a ponte da cidade de Maragogipe, no Recôncavo baiano, pouco depois das 15h. Ao todo, os velejadores devem percorrer um trecho de aproximadamente 60 quilômetros pelo mar.

 

“A nossa expectativa é a melhor possível por se tratar um grande evento, com belas paisagens e atrai a curiosidade de muitas pessoas que acompanham a Regata também em alto mar. Estamos buscando o apoio de prefeituras nas áreas de cultura e segurança para que o evento, este ano seja melhor do que foi em 2019. Além disso, a Regata vale como incremento para o turismo da região”, afirmou Meirelles. A data do evento também coincide com a festa de São Bartolomeu, tradicional em Maragogipe.

 

História

 

Criada em 1969, por um grupo de associados do Aratu Iate Clube, agremiação náutica sediada na Baía de Aratu, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, a Regata Aratu-Maragojipe contou em sua primeira edição com cerca de 20 embarcações, todas à vela, que partiram das águas próximas ao clube rumo à cidade de Maragojipe.

 

No início foi batizada de “Regata de São Bartolomeu”, já que os seus criadores eram naturais de Maragojipe e devotos do Santo Padroeiro daquela cidade, São Bartolomeu. Mais tarde, em função dos locais de saída e chegada, passou a ter a nova denominação utilizada até os dias atuais.

 

Nomes conceituados da vela brasileira como os irmãos Torben e Lars Grael, grandes medalhistas olímpicos, Izabel Pimentel, primeira brasileira a dar a volta ao mundo em solitário, Aleixo Belov, engenheiro, navegador e escritor, Júlio Estevez, velejador baiano que fez a travessia África-Brasil em solitário a bordo de um pequeno veleiro catamarã, já participaram e ainda participam desta grande “festa” do Iatismo na Baía de Todos os Santos.

 

Para este ano, estão confirmadas as presenças de Lars Grael – duas vezes medalhista olímpico, em Seul (1988) e Atlanta (1996) – e do próprio Júlio Estevez. Inscrições e maiores informações sobre o evento podem ser obtidas através do site www.aratumaragojipe.com.br ou pelo o telefone (71) 3216-7444.

 

Fonte: Tribuna da Bahia

Foto: Maurício Cunha Jr.

Por Yuri Abreu

 

MM__6625

Feirão reúne marcas Focker e Porsche na Bahia Marina

By | Mundo Náutico | No Comments

Barcos de mais de 12 metros estarão expostos na Bahia Marina de 26 a 28 de abril, durante ação Fábrica de Vantagens Focker, realizado pela concessionária Marina Boat, representante exclusiva das lanchas Focker na Bahia. Em condições especiais e facilidades para quem deseja adquirir uma lancha nova ou seminova, serão comercializados no evento, lanchas de R$ 55 mil a R$ 1,5 milhão. O evento é aberto ao público e funciona das 9h às 18h.

 

Durante a feira náutica, os interessados podem visitar as embarcações Focker, fabricadas pela Fibrafort, maior montadora de barcos de passeio da América Latina, além de realizar test drive.

 

De acordo com o gerente da Marina Boat e realizador do evento, Hernani Pedroso, dentre as condições do feirão, há opções de financiamento com taxa zero. “Se o cliente optar por um financiamento maior, é possível parcelar a embarcação em até 60 vezes”, explica.

 

Hernani salienta que a baixa temporada é o período ideal para adquirir ou trocar uma embarcação. “Além das excelentes condições que o mercado oferece nesse período do ano, sejam nos preços ou nas condições de pagamento, é também um momento ideal para adquirir sua lancha de forma programada para o próximo verão, pois possibilita parcelar o valor de entrada, sem interferir nos aumentos de preços que quase sempre acontecem no segundo semestre, e receber a nova lancha no mês desejado.”

 

Exposição de carros

 

Quem, além do mundo náutico, é apaixonado por carros de luxo, terá a oportunidade de conhecer de perto uma coleção da Porsche, que estarão expostos nos três dias do evento. Os carros serão apresentados pela concessionária Lima Veículos Import.

 

De acordo com Hernani, a participação da Porsche no evento faz referência à união das marcas Fibrafort e Porsche Consulting – subsidiária da montadora de carros de luxo alemã. A parceria iniciada em 2013 trouxe a inspiração nos carros esportivos e metodologia construtiva da montadora de carros para a produção de barcos da marca Focker.

 

O Feirão Fábrica de Vantagens acontece em todas as revendedoras da marca no país durante todo o mês de abril.

 

csm_parque_dca8c6e7e4

Prefeitura de Salvador cria Parque Marinho da Barra

By | Mundo Náutico | No Comments

O prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto assina neste sábado (13), às 10h, no deck do Forte Santa Maria, o decreto municipal que cria o Parque Municipal Marinho da Barra, área situada na entrada da Baía de Todos-os-Santos. O parque fica entre dois fortes: o próprio Santa Maria e o Santo Antônio (Farol da Barra), em uma região que passará a contar com ações efetivas para a preservação ambiental.

O decreto prevê a preservação dos resquícios históricos do local, regras para o controle de pesca, do trânsito de embarcações motorizadas e atividades que causem impactos negativos ao ecossistema marinho. Além das ações de preservação, haverá uma preocupação com o fomento de atividades ligadas ao turismo ecológico, pesquisas científicas e práticas de educação ambiental, em uma iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis).

 

O Parque Municipal Marinho terá uma área de 701 799,48 m², englobando três naufrágios que ocorreram na região da Barra nos séculos XIX e XX: o Bretagne (1903), Germânia (1876) e o Miraldi (1875). O parque foi idealizado por um grupo de moradores da Barra, admiradores do ambiente marinho, e, desde 2016, a sua criação é apoiada pela Secis.

 

Segundo pesquisadores, um dos resultados esperados com a criação do parque, previsto no PDDU e Louos, é o repovoamento da área por espécies de peixes que deixaram de existir no local ou que estão cada vez mais raros. O aumento dessas espécies vai beneficiar, inclusive, regiões próximas. Atividades como mergulho de contemplação, surf, SUP, barcos à vela, natação e outras que não gerem prejuízos continuarão sendo realizadas no local.

 

Em novembro de 2018, a implantação do Parque Municipal Marinho da Barra foi discutida em audiência pública realizada no Instituto de Biologia da UFBA, em Ondina. Participaram especialistas em meio ambiente, representantes do 2º Distrito Naval da Marinha, moradores do bairro e estudantes, além de representantes da Prefeitura. O projeto de implantação da área de conservação foi elaborado com base em estudos desenvolvidos pela Ufba, Unifacs e IFBahiano, além de parceria com o grupo Fundo da Folia.