Na última quarta-feira (14), a família Shurmann celebrou 37 anos da primeira expedição e agora se prepara para uma nova aventura, a expedição Voz dos Oceanos. Em entrevista ao CBN Sábado Show deste dia 17, Vilfredo Shurmann relatou como tomou a decisão de trocar a terra firme pelo mar, que os tornou conhecidos como a primeira família a brasileira a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro.
Ao longo de quase quatro décadas, Vilfredo, Heloísa e os filhos Pierre, David e Wilhelm foram protagonistas de três circum-navegações.
– Começou em 1974, nos preparamos durante 10 anos, compramos um barquinho pequeno, para três lugares e um menino de 13 anos nos ensinou a velejar. Sempre nos nossos sonhos, a gente tem que ter uma visão de futuro, a gente tem que ter uma data. Nós marcamos uma data, quando nosso filho David estava engatinhando, eu falei pra Heloisa: quando David fizer 10 anos, nós vamos sair para nossa volta ao mundo – contou.
Defensora da campanha Mares Limpos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a família Schurmann parte de Santa Catarina em 15 de agosto deste ano. Eles pretendem testemunhar e registrar o que está acontecendo nos oceanos, buscar soluções inovadoras, e conscientizar as pessoas para a necessidade de medidas urgentes. A iniciativa deve durar dois anos e envolverá ainda ações de empreendedorismo e educação.
– Heloísa e eu queremos deixar um legado, estamos preparando a próxima viagem focada nisso, em conscientizar as pessoas que o plástico pode ser reciclado. O plástico de uso único tem que acabar porque os peixes estão sendo contaminados, mais de um milhão de aves marinhas que morrem todos os anos – destacou.
Fonte: www.nsctotal.com.br