Um dos mais importantes eventos náuticos internacional, o rally de vela World Arc chega a Salvador após sair do Caribe e completar passagem pelo Atlântico Sul. Embarcações de 38 e 62 pés, de 15 países diferentes foram recepcionadas na Bahia Marina e ficam atracadas no local, que também foi escolhido para a solenidade de premiação das equipes. O evento aconteceu ontem (9/02), no restaurante Café do Forte. Os competidores vão passar o Carnaval na Bahia e seguem depois para um cruzeiro pela costa brasileira.
A Regata Internacional World ARC é disputada todos os anos, por diversos tipos de embarcações, com tripulações que variam entre seis e 12 velejadores, totalizando em torno de 100 pessoas envolvidas diretamente no evento.
As equipes iniciaram a navegação em janeiro de 2016 e finalizam em abril de 2017, com chegada e retorno na ilha caribenha Santa Lúcia. A rota passou pela Colômbia, atravessou o Canal do Panamá, Arquipélagos de Galápagos e Ilhas do Pacífico. Marquesas, Ilhas Sociedade, Tonga, Fiji, Vanuatu. Depois de cruzar a grande Barreiras de Corais, o rali visitou Lombok, atravessou o Oceano Índico, parou em Christman Island, Cocos Keeling, Maurícias, até chegar a África do Sul para celebrar o Natal e o Ano Novo.
Resultados:
O veleiro Brizo (Austrália) foi o Fita Azul da competição
1º Cruising veleiro Trillium (Estados Unidos)
2º Cruising veleiro Mearra Nieida (Reino Unido)
3º Cruising veleiro Exocet Strike Multihull (Filândia)
e na classe Multihull o veleiro Katarina (Austrália).
Foram homenageados na noite de premiação, a diretora da Bahia Marina, Leilane Loureiro, a Capitania dos Portos da Bahia e o velejador Baiano Arnaldo Pimenta da Cunha Neto.
Esta é a 6ª edição do World Arc, evento organizado pelo World Cruising Club.
Para mais informações sobre a rota e Rally, visite o site do evento:Http://www.worldcruising.com/worldarc/