As crianças e mães da Comunidade Solar do Unhão compartilharam no mês de janeiro uma experiência única. Esse foi o sentimento da maioria dos participantes do passeio educativo de escuna promovido pela Bahia Marina em águas da Baia de Todos os Santos. A ação faz parte do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social que a marina realiza com a comunidade do entorno desde 2012.
O passeio que contou com cerca de 40 participantes, entre crianças e adultos, teve atividades coordenadas pela Ethos-Humanus em parceria com a bióloga Maria do Socorro Reis (Bioconserve Consultoria Ambiental), que estuda os mamíferos aquáticos da Baía há 25 anos. As crianças viram pela primeira vez um cardume de botos, em torno de 10, nas proximidades da Foz do Paraguaçu, local onde os mamíferos costumam se alimentar durante o verão. Foi um momento muito especial.
manguezal
Outro momento marcante do evento foi a caminhada pelo manguezal da região. As crianças aprenderam a razão de sua existência, a importância da preservação desse ecossistema e receberam, durante toda a viagem, ensinamentos sobre as consequências da pesca por bomba, os danos causados pelo lixo jogado no mar e ainda conheceram um pouco da história das localidades visitadas. Os pequenos fizeram muitas perguntas e também aproveitaram o lazer para um banho de mar em Salinas da Margarida, um dos pontos de parada.
banho
Para a bióloga Maria do Socorro “a iniciativa da Bahia Marina foi muito positiva. O grupo demonstrou interesse, interagiu muito bem. O trabalho com crianças favorece que eles se tornem amanhã adultos melhores e mais conscientes. Este passeio foi uma experiência de convivência com a natureza que eles nunca vão esquecer”. Para Edileuza Benigno, mãe de duas crianças, que nunca tinha saído de Salvador, a experiência foi inesquecível: “Fiquei maravilhada. Aprendi muita coisa e meus filhos também, eles nunca vão esquecer o banho de lama no manguezal. Estou realizada”.
O passeio ecológico é a primeira ação do ano de 2015 dentre outras previstas no Programa de Educação Ambiental da Bahia Marina, junto à comunidade do Solar do Unhão.