O projeto de uma nova marina no bairro do Lobato, em Salvador, faz parte do programa Salvador 360, lançado pela Prefeitura no fim de maio e que visa atrair investimentos e facilitar a vida do cidadão. Com um investimento de R$ 120 milhões vindos da iniciativa privada – através de um consórcio ítalo-americano –, a marina deverá ocupar cerca de um terço de uma área de 180 mil metros quadrados. Localizada em uma área de proteção ambiental, o projeto, segundo o subsecretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Sérgio Guanabara, já possui as licenças para o desmanche e a supressão da vegetação do local.
“Essa marina vem a trazer uma característica que outras na cidade não possuem, que é a capacidade de armazenar barcos no seco”, explicou Guanabara. Para trazer mais qualidade ao empreendimento, o dono do terreno, o investidor Luiz Antônio de Arruda Sampaio, vem recebendo o apoio e o suporte de dois dos mais importantes navegadores do país, como Aleixo Belov e Torben Grael, através de consultoria.
“É um investimento em uma região importante, principalmente se observarmos que Salvador tem vocação para o turismo náutico. De um lado, temos a Baía de Todos-os-Santos e, do outro, o Oceano Atlântico. Será um espaço muito importante para recepcionar os turistas e baianos, principalmente os da região do Subúrbio, que serão os maiores beneficiados”, destacou.
Além da Marina, a ideia é a de que haja, ao longo do terreno, outras construções, como uma vila gastronômica – em moldes semelhantes ao que existe na Praia do Forte, no litoral norte baiano –, uma escola de formação de marinheiros, uma oficina para manutenção de barcos e um empreendimento imobiliário, com casas e edifícios de até quatro andares. Apenas na parte residencial, o investimento deverá ser de R$ 680 milhões.
Segundo o subsecretário da Sedur, o projeto, atualmente, está na fase de licenciamento e, com relação ao píer, está sendo feita a chamada análise batimétrica, que é a medição da profundidade de rios, lagos e oceanos. Se tudo transcorrer conforme o esperado, as obras devem começar entre 60 e 90 dias e capital baiana ganhar o novo equipamento no segundo semestre de 2018.
Fonte: Revista Náutica