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Founded in Rio, Balada Mix opens new restaurant at Bahia Marina

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With an after-beach style with light meals, açaí bowls, fresh juices and hamburgers, the Balada Mix opened this January its Bahia Marina unit, bringing in their innovative menu the special qualities of the franchise. In addition to healthy food options, it also features the bar concept for happy-hour drinks, selected draft beers, snacks and brunch on the weekends to cater for all tastes.

 

According to one of the partners of the brand, Guto Baiardi, Bahia Marina is one of the best spots in Salvador and taking advantage of this space was what they needed to be able to offer a wider service. “We are located by the sea, with a privileged view to the Baia de Todos os Santos, besides having available parking and security 24/7,” he points out.

 

The design was signed by Adriano Mascarenhas, from Sotero Arquitetos. For interior design, the plan was to use rustic furniture that interacts with the natural setting and with the characteristics of the Balada Mix franchise of healthy food and exposed fruit.

 

Balada Mix was founded 14 years ago in Rio de Janeiro and has a chain of 28 restaurants. In 2008 it began franchising with expansion to several Brazilian states.

 

At Bahia Marina, the opening hours are from Monday to Friday from 4pm to midnight, Saturdays and Sundays from 3pm to midnight.

 

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Bahia de todos os Saveiros

By | Mundo Náutico | No Comments

Os saveiros tiveram séculos de reinado nas águas do litoral nordestino brasileiro, principalmente na Bahia. Mas toda a importância histórica dessas embarcações ameaça naufragar junto com os poucos exemplares que ainda restam. Você já ouviu falar de saveiros? Talvez, para a maioria dos leitores, a primeira imagem que vem à mente é de uma picape de pequeno porte que anda pelas ruas brasileiras, correto? Mas saibam que o nome dado a esse veículo remete às embarcações a vela construídas há séculos e que tiveram extrema importância para a história do nosso país. Antes das estradas cortarem o interior do Brasil, antes da proclamação da nossa independência, os saveiros já transportavam cerâmica, frutas, farinha, açúcar, munição, peixes, móveis, animais e pessoas entre as ilhas, portos e praias da Bahia.

 

Embarcações no Brasil Colonial

 

Em 1549, Salvador foi nomeada a primeira capital brasileira. Pouco tempo depois, a região se desenvolveu na construção de embarcações graças à fartura de madeira encontrada aqui.

 

Ao longo dos séculos, vários tipos de embarcações navegavam nas águas do litoral baiano. Havia as naus (de maior porte), as corvetas (que defendiam a costa), as sumacas (que faziam rotas transatlânticas), as barcas (que transportavam açúcar para os outros portos do Brasil), as canoas e jangadas (bastante parecidas com as atuais) e, por fim, os saveiros.

 

Considerado o mais brasileiro dos barcos, não se sabe uma data certa de sua criação, mas há registros de que desde o início do século 18 já havia muitos exemplares nas águas. Há dúvidas também quanto a sua origem: alguns estudiosos dizem que seria de tradição mediterrânea, enquanto outros entendem que os barcos vieram da Índia, ou ainda mais antigos, do Egito Antigo ou China milenar. O certo é que eles passaram por Portugal, onde sofreram adaptações, e foram usados na pesca do savel, peixe encontrado no mar do Norte. Daí veio o nome “Saveiro”.

 

O desenho é baseado nos caravelões da costa, uma versão reduzida das caravelas. Não seria exagero colocar os saveiros entre os principais cartões postais da Bahia. O Mercado Modelo recebia dezenas dessas embarcações em sua rampa, comprovando sua importância comercial para o desenvolvimento da região. Todo transporte de pessoas e mercadorias entre Salvador e as cidades do Recôncavo Baiano era feito por eles.

 

A exploração do petróleo, a partir da década de 50, decretou o lento e triste fim dos saveiros. A implantação de redes de estradas asfaltadas e pontes que ligam as ilhas ao continente possibilitou o transporte mais rápido e de menor custo. Também a aparição de transportes mais modernos, como o ferry-boat, acelerou o desaparecimento dos saveiros da paisagem baiana.

 

Os caminhões, além de mais rápidos, deixavam as mercadorias na porta do comprador. Já o saveiro dependia, às vezes, de outro frete que as levasse do porto ao seu destino.

 

À beira da extinção

 

Parece que a rica história não foi suficiente para a preservação dos saveiros na região baiana. Dos quase 2 mil exemplares nos tempos áureos, hoje restam menos de vinte em atividade, lutando diariamente para serem notados.

 

Com a falta de manutenção, os locais nos quais os barcos ficavam atracados transformaram-se em verdadeiros cemitérios de saveiros. Alguns foram adaptados para barcos de recreio por iatistas do litoral sul, dando origem às escunas. Outros sobrevivem precariamente, transportando alimentos e até material de construção.

 

Os saveiristas e canoeiros são marinheiros natos. Vivem no mar desde crianças e se dedicam por toda a vida à profissão. Eles detêm o conhecimento da fabricação e manutenção dos saveiros. No entanto, as novas gerações parecem não se interessar pelo assunto e, se nada for feito, os saberes morrerão com seus mestres.

 

Para não deixar naufragar uma parte do Brasil, a Associação Viva Saveiro luta para manter viva a chama dessas embarcações através da preservação dos modelos existentes e restauro de saveiros, com o objetivo de devolvê-lo ao seu habitat natural: o mar.

 

A associação é formada por velejadores e admiradores que desenvolvem atividades para transmitir a história dos barcos, além de resgatar a autoestima de saveiristas, pescadores, artesãos e comerciantes que, de alguma forma, já utilizaram saveiros como um sustento. Ao longo do ano, eles organizam eventos como exposições de arte, ações de saúde, passeios turísticos e educativos, além de participar de licitações públicas com o objetivo de captar recursos para promover a recuperação de todos os exemplares que restam.

 

A união entre órgãos governamentais e entidades civis, com apoio de mídias, Marinha do Brasil, IPHAN, IPAC, Secretaria de Turismo da Bahia, entre outros, vem conseguindo, aos poucos, resgatar esse pedaço da história do país.

 

Uma obra de arte

 

Durante séculos, os responsáveis pela construção dos saveiros não utilizavam projetos complexos ou plantas com inúmeros cálculos como a maioria dos engenheiros navais. A única base de pesquisa era o graminho, um pedaço de madeira com as medidas essenciais do barco. Esse instrumento de carpintaria foi trazido da Índia pelos portugueses e garantia marcação e corte precisos. Nessa pequena tábua, riscada em várias direções, estão registradas medidas, tamanhos, espessuras, curvas etc., sempre em proporções. Mas o trabalho de construir não era nada fácil. Somente um artista era capaz de fazê-lo.

 

Graminho

 

O arquiteto baiano Lev Smarcevski foi pesquisar as origens do graminho e reuniu um rico material de pesquisa no livro “Graminho, a Alma do Saveiro”, de 1996. Entre as principais curiosidades, descobriu que o objeto pode ter nascido na construção civil há mais de 5 mil anos.

 

Sendo uma espécie de planta resumida, o graminho traz mais de trinta parâmetros. Alguns são:

 

– Largura máxima 

Precisa ser igual a 1/3 do resultado obtido para o comprimento. Ou seja: a medida maior do graminho multiplicada por 50 e dividida por três.

 

– Comprimento

Deve ter 50 vezes a medida maior do graminho, o que dá cerca de 20 metros. Com tábuas de medidas diferentes variava-se o tamanho dos barcos, mas a proporção era mantida.

 

– Quilha

A quilha deve ter 75% do comprimento e o graminho corresponde, precisamente, a um corte transversal da madeira usada para a peça.

 

– Mastros

Para barcos de carga, com velas quadrangulares, os mastros devem ter comprimento igual ao do barco e/ou da quilha, dependendo do número de mastros.

 

– Cobertura

As tábuas do casco, convés e cabine devem ter largura igual a 1/4 do graminho.

 

– Costelas

A espessura da madeira usada para fazer as costelas (cavernas) do barco e as vigas que atravessam o convés equivale à metade do graminho.

 

– Reforços

As tábuas que correm da popa à proa, logo abaixo das bordas do convés, devem ter largura igual a 3/4 do graminho.

 

– Capacidade de carga

O comprimento do barco deveria ser dividido por dois para indicar a quantidade de carga que ele poderia carregar, em tonéis.

 

– Velas

A altura das quadrangulares deve ser 30% menor que a do mastro. O lado superior teria a metade desse comprimento e o de baixo, metade mais um terço.

 

E de pensar que os saveiros já serviram de inspiração e foram tema de canções de Dorival Caymmi, fotografados por Pierre Verger e escritos nas linhas de Jorge Amado. Vida longa aos saveiros da Bahia!

 

Por Leandro Portes

Fotos Nilton Souza

 

Saiba mais: 

Associação Viva Saveiro
R. Alm. Marques de Leão 319 sl. 210 – Barra
CEP 40.140-230 – Salvador – BA
www.vivasaveiro.org

info@vivasaveiro.org

www.facebook.com/VivaSaveiro

twitter.com/vivasaveiro

 

Fonte: Revista Boat Shopping

http://www.boatshopping.com.br/boat/boat-shopping/bahia-de-todos-os-saveiros/

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Rally Náutico da Bahia gets to its ninth year with upgrades

By | Inglês | No Comments

 

The Rally has improved and, over these nine years of competitions in the Baía de Todos os Santos, has become more technical. In this particular edition, the route was changed, with an even more challenging and more distant course. And it also counted with the experience of the rally champion Lourival Roldan as part of the technical commission. This year, 40 competitors between boats and jets competed in the categories General, Bahia and Aventura, and were qualified those who obtained the lowest number of lost points. The Rally is a nautical regularity race, as opposed to a speed race.

 

Organized by Bahia Marina and Yacht Club da Bahia, the Nautical Rally opened the program of the Nautical Festival on Saturday (02/12), promoted by the City of Salvador, through the Salvador Tourism Company (Saltur).

 

Starting at 10:01 am from Bahia Marina, competitors departed each following a map, a spreadsheet and a GPS device on a route with more stretches in a straight line and a higher average speed. After completing the initial route, the teams traveled for approximately one hour until they arrived at Bimbarras Island – the designated place where boats could anchor for a pit stop.

 

Bimbarras Island

 

One of the distinctions of this 9th edition of the Nautical Rally of Bahia was the pit stop in Bimbarras Island, a new tourist attraction of the Baía de Todos os Santos and – for the first time – part of the course of the Nautical Rally. The contestants were welcomed in the paradisiac island to the sound of DJ Barbie, and were able to enjoy a unique scenario, in a moment of resting to recharge their batteries in order to continue the race.

 

The awards ceremony started at 4:00 pm at the Yacht Club da Bahia and it was a great celebration among team members, who took advantage of every minute of the party, with musical attractions Maria Te Viu band and singer Danniel Vieira.

 

Category: GERAL

1st  Marcelo Sacramento/Marcelo Campos

2nd  Edmundo Ramos/Emmanoel Ramos

3rd Tony Granjo/Gabriel Granjo

 

Category: AVENTURA

1st Luiz Vidal Otero/Nixon Muniz

2nd Osvaldo Neto/Osvaldo Junior

3rd Rilson Moitinho/Mariana Moitinho

 

Category: JET

1st Bruno Jacob/Leonardo Jacob

2nd Adriano Borges/Manoela Gusmão

3rd Luiz Rogério Duarte/Raimundo Nunes

 

Category: GRADUADO

1º Edmundo Ramos/Emmanoel Ramos

2º Tony Granjo/Gabriel Granjo

3º Luiz Fernando/Darlan Ribeiro

 

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Rally Náutico da Bahia chega ao nono ano com novidades

By | Bahia Marina | No Comments

O Rally se aperfeiçoou  e, ao longo desses nove anos de competições na Baía de Todos os Santos, ficou mais técnico. Nesta edição em especial, mudou o percurso, com rota ainda mais desafiadora e mais distante. E contou, com a bagagem do campeão em rallys Lourival Roldan na comissão técnica. Esse ano, 40 competidores entre lanchas e jets disputaram as categorias Geral, Bahia e Aventura e se classificou quem obteve menor número de pontos perdidos. O Rally é uma prova de regularidade náutica e não de velocidade.

 

Organizado pela Bahia Marina e Yacht Clube da Bahia, o Rally Náutico abriu a programação do Festival Náutico, no sábado (02/12), promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

 

Com largada às 10h01 da Bahia Marina, os competidores partiram seguindo mapa, planilha e GPS em uma rota com mais trechos em linha reta e a velocidade média mais alta. Depois de cumprir a rota inicial, as equipes percorreram um trajeto de aproximadamente uma hora até chegar à Ilha Bimbarras, local marcado para as embarcações ancorarem no ponto neutro.

 

Ilha Bimbarras

 

Um dos diferenciais desta 9ª edição do Rally Náutico da Bahia foi o ponto neutro, na Ilha Bimbarras, novo atrativo turístico da Baía de Todos os Santos e que pela primeira vez entra no percurso do Rally Náutico. Os competidores foram recepcionados no paraíso, ao som da DJ Barbie e puderam desfrutar de um cenário único, em um momento de descanso para recarregar as energias e continuar a prova.

 

A festa de premiação começou às 16h, no Yacht Clube da Bahia e foi uma grande celebração entre as equipes, que aproveitaram cada minuto da festa animada pela banda Maria Te Viu e pelo cantor Danniel Vieira.

 

GERAL

1º Marcelo Sacramento/Marcelo Campos

2º Edmundo Ramos/Emmanoel Ramos

3º Tony Granjo/Gabriel Granjo

 

AVENTURA

1º Luiz Vidal Otero/Nixon Muniz

2º Osvaldo Neto/Osvaldo Junior

3º Rilson Moitinho/Mariana Moitinho

 

JET

1º Bruno Jacob/Leonardo Jacob

2º Adriano Borges/Manoela Gusmão

3º Luiz Rogério Duarte/Raimundo Nunes

 

GRADUADO

1º Edmundo Ramos/Emmanoel Ramos

2º Tony Granjo/Gabriel Granjo

3º Luiz Fernando/Darlan Ribeiro

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9th Bahia Nautical Rally takes place this Saturday (02/12)

By | Inglês | No Comments

The Bahia Nautical Rally arrives at its improved 9th edition presenting innovations and bringing more challenges to all competitors. With this in mind, Bahia Marina and Yacht Club da Bahia bring boat and watercraft riders together in another edition of the Rally that takes place this Saturday (02/12). Among the changes of the event, the initiative of the organizers is to insert a tourist profile to the competition with the integration of Bimbarras Island to the route. The change of course puts Bahia Marina as the start of the race; for the first time, the pit stop will be on the paradise island of Bimbarras and finally competitors will return for a trophy ceremony at the Bahia Yacht Club. The Nautical Rally integrates the Nautical Festival, launched by the City of Salvador, through the Empresa de Turismo de Salvador (Saltur – Salvador Tourism Agency).

 

According to Leilane Loureiro, director of Bahia Marina and director of the Nautical Rally of Bahia, the new course developed by coach David Perrone has a longer distance, allowing more challenges to competitors, with average race duration of four hours.

 

“The competition will cover more straight stretches and a highest average speed. Knowledge of location gear, in addition to concentration and skill, will be essentials to win the race,” she explains. The winners of the event are those who get the lowest number of points lost.

 

Characterized as a leisure and sport activity, the Nautical Rally is not a speed race but one of nautical consistency, combining time and location in an exact manner: in all boats and jets will be installed GPS devices, called data loggers, which will monitor the data of all participants. The modality is divided into four categories: General, Bahia, Adventure and Jet Ski.

 

Champion’s baggage

 

With the weight of the unprecedented title for Brazil, won this year in the largest off-road competition on the planet, the Dakar Rally, champion Lourival Roldan brings all his experience in automobile and nautical rallies to Bahia and takes over the technical commission of the race.

 

“The expectation is that the Bahian competitors will make every effort to make a beautiful competition. Just like a ground race, the sailing rally becomes interesting when the competitors defy themselves, know the equipment that they have in hand and face the test with responsibility and joy,” says Roldan.

 

Boats of 18 feet or more and Jet Ski RunAbout (Seated), duly regular with the TIE and CRE, issued by the Navy, will be allowed to participate in the race.

 

Interested parties will be able to register by Friday, December 1st, at the Bahia Marina’s or at the Yacht Club’s administration offices. The registration fee is R$ 400,00 for the boats in the categories General, Bahia and Aventura and R$ 160,00 for Jet Ski.

 

Schedule

 

DATE, PLACE AND SCHEDULE FOR THE START TIME DRAW:

 

01/12/17 – Yacht Club of Bahia, at 7 p.m.

Schedule: Cocktail – Opening – Presentation of the Route / GPS

 

DATE, PLACE AND START TIME:

 

02/12/17 – WAYPOINT PL – Bahia Marina

JET Category:

Starts at 10:01 a.m.

* The first boat will drop 5min after the last Jet.

Category R. Nautical:

Starts at 10:31 a.m. (Vessel)

General

Bahia

Category Adventure:

Start after R. Nautical

 

OFFICIAL TIME SCHEDULE:

Official race starting time will be announced by the timing team.

 

START INTERVALS:

60 seconds (00:01:00)

*Division of categories by equipment and / or accessories.

 

DATE, PLACE AND SCHEDULE OF RESULTS ANNOUNCEMENT:

02/12/17 – Yacht Club of Bahia, checkpoint reports to be divulged at approximately 5 p.m. – Announcement of Official Results and Trophies Ceremony at around 7 p.m.

 

The awards ceremony will take place from 4 p.m. on the Yacht Club of Bahia and will feature shows by Maria Te Viu and Daniel Vieira. Registration and additional information: (71) 2105-9108/secretaria.esportes@icb.com.br (Yacht Club of Bahia) and (71) 3320-8888/atendimento@bahiamarina.com.br (Bahia Marina).

 

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9º Rally Náutico da Bahia acontece dia 02 de dezembro

By | Bahia Marina | No Comments

 

Renovado, o Rally Náutico da Bahia chega a sua 9ª edição apresentando novidades e imprimindo mais desafios aos competidores. É com esse objetivo que Bahia Marina e Yacht Clube da Bahia reúnem pilotos de lanchas e motos aquáticas em mais uma edição do Rally que acontece neste sábado (02/12). Dentre as mudanças da prova, a iniciativa dos organizadores é inserir um perfil turístico à competição com a integração da Ilha Bimbarras na rota do evento. A mudança do percurso passa a ter a largada na Bahia Marina, parada do ponto neutralizado, pela primeira vez, na paradisíaca Ilha Bimbarras e retorno com festa de premiação no Yacht Clube da Bahia. O Rally Náutico integra o Festival Náutico, lançado pela Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

 

De acordo com Leilane Loureiro, diretora da Bahia Marina e diretora de prova do Rally Náutico da Bahia, o novo percurso desenvolvido pelo técnico David Perrone tem distância maior, possibilitando mais desafios aos competidores, com duração média de quatro horas de prova.

 

“A competição vai abranger mais trechos em linha reta e a velocidade média mais alta. Conhecimento do equipamento de localização, além de concentração e habilidade, serão primordiais para vencer a prova”, explica. Serão vencedores da prova os participantes que obtiverem o menor número de pontos perdidos.

 

Caracterizado como uma atividade de lazer e esporte, o Rally Náutico não é uma corrida de velocidade e sim de regularidade náutica, aliando tempo e localização de forma exata: em todas as lanchas e jets, serão instalados aparelhos de GPS, chamado data logger, que monitora os dados dos participantes. A modalidade é dividida em quatro categorias: Geral, Bahia, Aventura e Jet Ski.

 

Bagagem de campeão

 

Com o peso do título inédito do Brasil, conquistado esse ano na maior competição off-road do planeta, o Rally Dakar, o campeão Lourival Roldan traz toda sua experiência em rallys automobilísticos e náuticos para a Bahia e assume a comissão técnica da prova.

 

“A expectativa é que os competidores baianos se empenhem ao máximo para fazer uma bonita competição. Assim como uma prova por terra, o rally náutico se iguala quando o competidor se desafia, conhece o equipamento que tem em mãos e encara a prova com responsabilidade e alegria”, salienta Roldan.

 

 

Para participar da prova, são permitidas embarcações iguais ou superiores a 18 Pés e Jet Ski RunAbout (Sentado), devidamente regulares junto ao TIE e CRE expedidos pela Marinha.

 

Os interessados poderão fazer as suas inscrições até sexta-feira, dia 1º de dezembro, na administração da Bahia Marina ou secretaria do Yacht Clube. O valor é de R$ 400,00 para as lanchas  nas categorias Geral, Bahia e Aventura e R$ 160,00 para Jet Ski.

 

Programação

 

DATA, LOCAL E HORÁRIO DO SORTEIO DA ORDEM DE LARGADA:

 

01/12/17 – Yacht Clube da Bahia, às 19:00h

Programação: Coquetel – Abertura – Apresentação da Rota/GPS

 

DATA, LOCAL E HORÁRIO DE LARGADA:

 

02/12/17 – WAYPOINT PL – Bahia Marina

Categoria JET:

Início 10:01 h

*a primeira embarcação largará 5min após o último Jet.

Categoria R. Náutica:

Início às 10:31 h (Embarcação)

Geral

Bahia

Categoria Aventura:

Ordem de Largada após RN.

 

HORÁRIO OFICIAL DA PROVA:

 

Será divulgado relógio oficial de Prova pela equipe de cronometragem.

 

INTERVALO DE LARGADA:

60 segundos (00:01:00)

*Divisão de categorias por equipamentos e/ou acessórios.

 

DATA, LOCAL E HORÁRIO DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

02/12/17 – Yacht Clube da Bahia, relatório de passagens aproximadamente às 17:00 h – Divulgação de Resultados Oficiais e entrega de troféus por volta das 19:00 h.

 

A premiação acontecerá a partir das 16h, no Yacht Clube da Bahia e contará com shows de Maria te viu e Daniel Vieira. Inscrições e informações adicionais: (71) 2105-9108/secretaria.esportes@icb.com.br (Yacht Clube da Bahia) e (71) 3320- 8888/atendimento@bahiamarina.com.br (Bahia Marina).

 

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Art, treats and Environmental Education in the month of the children

By | Inglês | No Comments

 

On one hand, papers and cutouts to give life to the Japanese art of origami. On the other, a table full of goodies to create and taste the most popular Brazilian sweet, the brigadeiro. This was how the young people of Bahia Marina’s Environmental Education and Social Communication Program celebrated the Children’s Month in gatherings held at the company’s auditorium.

 

In the brigadeiros workshop, the dessert-maker Gelcilene Cerqueira taught the young people how to roll, combine ingredients and recreate the simple candy into a more sophisticated version, the gourmet brigadeiro, with flavors and more attractive presentations. In addition to the traditional, boys and girls could taste the strawberry, milk, stuffed, Romeo and Juliet, Neapolitan versions, with different toppings, well as 30 other variations of the delicacy that made the joy of everyone present.

 

“I liked all the brigadeiros I ate here and I will try to make some at home,” said Filipe dos Santos, 13, at the time.

 

For Isadora Moraes, age 16, what she liked the most in the workshop was mixing the ingredients. “I found that all of them together are better than just one flavor. As soon as I get home I’ll do what I learned here. ”

 

Art on paper

Origamist for more than five years, Sayuri Miura brought her knowledge of the Japanese technique of creating representations with the geometric folds, without cutting or gluing the paper, to the participants of the Environmental Education and Social Communication Program. After learning how to use the technique, the kids created representations of marine species found in the Baía de Todos os Santos, such as local fish and whales.

 

“I found it wonderful to share a little of my knowledge with this class. It was an incredible afternoon and I hope to return other times, “Sayuri concluded.

 

But how is learning about the techniques of paper folding and the various ways of making brigadeiros related to Environmental Education? The issue was clarified by Roseane Palavizini, PhD in Environmental Engineering and the expert responsible for the Program of Environmental Education and Social Communication of Bahia Marina. She developed the concept of diversity and beauty with the children, making a relationship with the brigadeiros table in its rich variety and color. Palavizini also discussed the origin of the chocolate – the raw material of the brigadeiro, its arrival in Brazil and the way of planting cacao trees in Bahia. As for the paper transformed into art, in addition to reflecting beauty, it can also expand children’s knowledge about marine animals, through the specific technique.
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Arte, guloseimas e Educação Ambiental no mês das crianças

By | Bahia Marina, Marina Ambiental | No Comments

 

De um lado, papéis e recortes para dar vida a arte oriental do origami. Do outro, uma mesa de guloseimas para criar e saborear o doce mais popular do Brasil, o brigadeiro. Foi desse jeito que os jovens do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da Bahia Marina comemoraram o mês das crianças, em encontros realizados no auditório da empresa.

 

Na oficina de brigadeiros, a doceira Gelcilene Cerqueira ensinou os jovens a enrolar, combinar ingredientes e a recriar o simples doce para uma versão mais sofisticada, o brigadeiro gourmet, com sabores e apresentações mais atrativos. Além do tradicional, meninos e meninas puderam degustar as versões em morango, ao leite, recheados, Romeu e Julieta, napolitano, com coberturas, dentre outras 30 variações da guloseima que fizeram a alegria de todos os presentes.

 

“Gostei de todos os brigadeiros que comi aqui e vou tentar fazer em casa”, relatou na ocasião, Filipe dos Santos, de 13 anos.

 

Para Isadora Moraes, de 16 anos, o que mais gostou na oficina foi misturar as massas. “Descobri que todas elas juntas ficam mais gostosas que uma só. Assim que chegar em casa vou fazer o que aprendi aqui”.

 

Arte em papel

Origamista há mais de cinco anos, Sayuri Miura levou seu conhecimento da técnica japonesa de criar representações com as dobras geométricas, sem cortar ou colar o papel, para os participantes do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social. Após aprender o uso da técnica, os jovens criaram representações de espécies marinhas encontradas na Baía de Todos os Santos, como peixes e baleias.

 

“Achei maravilhoso poder compartilhar um pouco do meu conhecimento com esta turma. Foi uma tarde incrível e espero retornar outras vezes”, concluiu Sayuri.

 

Mas será que aprender sobre as técnicas da dobradura em papel e as diversas formas de fazer o brigadeiro tem relação com Educação Ambiental? A questão foi esclarecida por Roseane Palavizini, Drª. em Engenheira Ambiental e responsável técnica do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da Bahia Marina. Ela construiu com as crianças o conceito da diversidade e da beleza, fazendo uma relação com a mesa de brigadeiros em sua rica variedade e colorido. Palavizini abordou ainda, sobre a origem do chocolate – matéria prima do brigadeiro, sua chegada ao Brasil e a forma de plantio na Bahia. Já o papel, transformado em arte, além de refletir beleza, pode expandir o conhecimento das crianças sobre os animais marinhos, através da técnica.

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Projeto RH399 é lançado pela Royal Huisman e nomeado Aquarius

By | Mundo Náutico | No Comments

O Projeto RH399, veleiro clássico de 56 metros, foi lançado pela Royal Huisman e nomeado Aquarius. Vendido em dezembro de 2014 e projetado pela Dykstra Naval Architects, ele foi projetado para um casal americano e seu briefing pedia um veleiro igualmente adequado para regatas e cruzeiro familiar pelo mundo.

 

Falando no início deste ano, o designer de interiores Mark Whiteley revelou: “O briefing pediu uma descontraída casa flutuante para a família e os amigos do proprietário e, além de uma cabine master de nível dividido, o alojamento inclui um salão de grande porte , três cabines de hóspedes com banheiro, uma sala de mídia e até mesmo uma academia de totalmente equipada.

 

“Uma cabine servirá como um quarto com beliche para a extensa família do proprietário, com camas de solteiro que podem se converter em uma de casal de tamanho Queen com um conjunto de camas Pullman. A academia também terá uma Pullman opcional.” Como resultado, O Projeto RH399 acomodará até oito convidados e 11 tripulantes.

 

Whiteley explicou que o interior complementaria muito o aspecto clássico do formato do casco, com painéis pintados de branco.

 

Thys Nikkels, da Dykstra Naval Architects, acrescentou: “O briefing do proprietário foi para um veleiro para o prazer da família. Criamos um casco esbelto com longas saliências e de aparência clássica, com características favoráveis de manutenção no mar que são ideais para o cruzeiro pelo mundo”.

 

O projeto RH399 levará um tender de 6,2 metros e terá uma grande plataforma de embarque lateral de 3 metros. Seus timões estarão bem conectados a uma grande área de cockpit principal sombreada, que em si é adjacente a um salão ainda maior com borda de vidro.

 

Após a entrega, o Projeto RH399 Aquarius e seus novos proprietários irão para as ilhas Windward e Leeward para seu primeiro cruzeiro.

 

Fonte: Revista Boat Shopping